Gundam não é só Wing e eu posso provar

Aviso: este artigo conta com opiniões pessoais deste bardo que vos escreve.


O título parece meio apelativo, mas é uma verdade, principalmente entre as gerações que assistiram Cartoon Network quando falamos da franquia Mobile Suit gundam a primeira coisa que vem à Cabeça é o famoso Gundam Wing que passava na Tonami, porém você sabia que existe mais?

Isso mesmo, Mobile Suit Gundam tem seu primeiro anime datado do ano de 1979 com o título homonimo chamado: Mobile Suit Gundam (Kidou Senshi Gundam), onde conta a história de um mundo fantástico onde as pessoas conquistaram o espaço através da construção de colônias, porém um grupo político o Principado de Zeon emerge colocando o mundo em guerra sob a prerrogativa de se livrar do controle da "Corrupta e Atrasada Federação", nesta trama vemos a história de Amuro Ray um jovem que encontra um robô protótipo da federação, o RX78-2 Gundam (o primeiro), e começa a mudança dos rumos da guerra que antes parecia perdida. 

A obra original é de Yoshyuki Tomino, é a primeira de um gênero conhecido como "real robot", onde  foco não está em máquinas super poderosas que podem destruir planetas inteiros ou monstros gigantes, mas sim nas pessoas e na trama que envolve (apesar de logicamente algumas histórias como Gundam WIng fugirem um pouco disso) 

Os principais Gundam de Universal Century

Inclusive se você souber inglês, o canal oficial GundamInfo disponibilizou 3 filmes que dividem a história do anime que originalmente contava com cerca de 43 episódios, removendo alguns fillers e diálogos desnecessários. 

Se você quer conhecer a linha principal da história que se passa em universal century, segue a lista das principais obras em ordem cronológica. 

  • Gundam (1979, série de 43 episódios ou 3 filmes)
  • Zeta Gundam (1985, série de 50 episódios ou 3 filmes)
  • ZZ Gundam (1986, série de 47 episódios)
  • Char’s Counterattack (1988, filme)
  • Gundam Unicorn (2010, OVA de 7 episódios de 1 hora de duração)
  • Gundam F91 (1991 50+ episódios)
Além disso existem alguns Spin Offs d primeiro gundam: 
  • Guerra de 1 ano
    • Gundam 08th MS Team (1996)
    • Gundam Origin Advent of Red Comet (2018) (Período que antecede o primeiro anime)
    • Gundam MS Igloo I e II (excelente animação em 3d) (2004)
    • Gundam Thunderbolt (2016)
  • Entre Gundam e Zeta Gundam 
    • 0080 War in the Pocket (1989)
    • 0083 Stardust in memory (1991)
Existem muitos outros OVAS interessantes, porém quando falamos de universal century estes spin offs tendem a ser os mais interessantes. 

Eu preciso assistir um anime da década de 70 para entender mais sobre Gundam?

Calma meu jovem gafanhoto, ou gafanhota, aí eu venho para você com uma boa nova, o universo principal de Gundam se passa em Universal Century, porém assim como Gundam Wing existem outras séries da franquia tão boas quanto, e tão recentes, e algumas disponíveis no Netflix.

Começando que há disponível no Netflix além de Gundam Unicorn eu recomendaria fortemente assistir Gundam Iron Blooded Orphans, um pouco da sinopse para você: 

Mobile Suit Gundam Iron Blooded Orphans, uma excelente série
para conhecer mais sobre Gundam

"A história se passa mais de 300 anos após a Calamity War, a grande guerra entre Terra e Marte. Desde então, Marte foi terraformada e colonizada com sucesso, mas mesmo com os avanços tecnológicos, os humanos de Marte ainda anseiam por independência do governo da Terra. Augus Mikazuki faz parte de um grupo de crianças que trabalham para uma empresa de segurança civil chamada Chryse Guard Security (CGS). Eles recebem a missão de escoltar Kudelia Aina Bernstein, que luta pela independência da cidade marciana de Chryse. Quando o CGS é atacado por Gjallarhorn, Mikazuki se vê obrigado a escolher entre sua missão e seu amigo de infância Orga Itsuka, que se rebelou contra o comando corrupto. É durante esse dilema que Augus acaba encontrando Gundam Barbatos, o lendário Traje Móvel."

Gostei mais de Gundam e quero conhecer mais, quais séries você me recomenda?

Gundam 00 uma das minhas séries favoritas.


Se você gostou de Gundam recomendo mais 3 séries da franquia que assisti e com certeza recomendaria de lhos fechados: Gundam 00 que possui duas temporadas excelentes, e Gundam Seed e SEED Destiny que estas entram bem no espírito dos primeiros animes da década e 70, porém com alguns exageros. 

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre gundam? Deixe nos comentários, compartilhe com os amigos. 

Comentários